INTRODUÇÃO
O capítulo 6 do livro de Isaías registra a forma sobrenatural de sua chamada como profeta às nações, mas também registra a sua chamada e consagração como missionário ao seu povo, na tentativa de trazê-los de volta a Deus e livrá-los do futuro cativeiro babilônico (Is 1.16-20). Destacaremos cinco acontecimentos marcantes na vida de Isaías que contribuíram para o capacitar a ser um MISSIONÁRIO de Deus.
1- ISAÍAS VIU A SANTIDADE DO REINO DE DEUS (Is 6.1-3).
A primeira coisa que marcou profundamente a vida do jovem Isaías foi a grandeza da visão que teve. Infelizmente, muitos não conseguem encarar o Reino de Deus com seriedade porque nunca tiveram uma visão de tal Reino. Dizem trabalhar para Deus, mas na verdade estão buscando seus próprios interesses, e não os Deus. Podem até visualizar um Reino, porém este não é o Reino de Deus.
2- ISAÍAS RECONHECEU A SUA IMPUREZA DIANTE DO REINO DE DEUS, E CLAMOU POR MISERICÓRDIA (Is 6.5).
O impacto da visão sobre Isaías foi tão grande que este imediatamente reconheceu o quanto estava desqualificado para vislumbrar tal revelação do Reino de Deus. Ele sabia que necessitava da graça de Deus; e, por isso, clamou por misericórdia. Quando há verdadeiramente a visão do Reino de Deus, há também humildade e reconhecimento de que tudo provém da graça de Deus e não de nossos méritos.
3- ISAÍAS É PURIFICADO DE SUA IMPUREZA (Is 6.6,7).
Houve realmente a necessidade de uma purificação na vida de Isaías antes que ele pudesse ser útil a Deus. A santificação na vida do crente é indispensável. A sua falta compromete até mesmo a nossa salvação (Hb 12.14), que dirá o nosso ministério.
4- ISAÍAS, ESTANDO JÁ SANTIFICADO, OUVE O APELO DE DEUS (Is 6.8-A).
É interessante salientar que Deus não se dirigiu diretamente a Isaías. Ele disse: "A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Isto nos mostra que Deus fez um apelo a quem pudesse ouvir a sua voz. Ainda hoje Ele está se dirigindo a quem possa ouvi-lo dizer: "Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura". (Mc 16.15)
5- ISAÍAS VOLUNTARIAMENTE SE APRESENTA PARA SER ENVIADO POR DEUS (Is 6.8-B).
Uma vez que Isaías não recebeu diretamente de Deus tal incumbência Missionária, ele poderia ter se omitido com respeito ao tal apelo. No entanto, corajosamente, e com o coração grato pelo que Deus já havia feito por ele, responde decididamente como alguém que quer voluntariamente trabalhar para Deus: "Eis-me aqui, envia-me a mim"!
CONCLUSÃO
Uma vez que tenhamos a real visão do Reino de Deus, reconhecendo a nossa insuficiência diante de tal Reino, peçamos a Deus que nos santifique cada vez mais. Assim sendo, buscaremos a Deus com sinceridade de coração e, consequentemente, ouviremos e atenderemos o seu chamado, pois a seara é grande mas os trabalhadores são poucos. E estes poucos trabalhadores são os que tiveram a VISÃO DO REINO DE DEUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário