quinta-feira, 14 de maio de 2009

EVANGELHO DO REINO & EVANGELHO DA GRAÇA

Há uma corrente teológica que afirma que o Evangelho do Reino, citado em Mateus 24.14, não se refere ao Evangelho que pregamos hoje, mas sim ao Evangelho do Reino Milenar de Cristo. Porém, se fizermos um estudo exegético dos evangelhos e de outros livros do Novo Testamento descobriremos que o Evangelho do Reino, citado em Mateus 24.14, é o mesmo Evangelho que Jesus pregou e mandou que seus discípulos pregassem. Em segundo lugar, o texto em estudo (Mt 24.14), não traz a palavra “MILENAR”, não deixando, assim, margem para tal interpretação.

Alguns afirmam categoricamente que somente em Mateus 24.14 fala-se sobre o Evangelho do Reino, sustentando com esse único texto e sem nenhum apoio hermenêutico a sua teoria. Entretanto, apresentaremos vários textos (e não somente um ) que falam, direta ou indiretamente, sobre o Evangelho do Reino, que Jesus e seus discípulos pregaram, provando, assim, que não existem dois Evangelhos, mas somente um. OBS: “Alguns textos que citaremos são sinópticos (semelhantes) a outros textos, podendo ter algumas palavras diferentes, porém, com o mesmo significado, pois, relata o mesmo fato.”

1) João Batista anuncia que “é chegado o Reino dos Céus”. (Mateus 3.2).

2) Jesus começa a pregar e a dizer: “Arrependei-vos porque é chegado o “Reino dos Céus”. (Mateus 4.17) texto sinótico com Marcos 1.4.

3)“E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o Evangelho do Reino. (Mateus 4.23) texto sinótico com Lucas 4.43.

4) Jesus continua pregando o Evangelho do Reino. (Mateus 9.35) texto sinótico com Lucas 9.2. 5) Jesus comissiona os doze: “e, indo pregai, dizendo: É chegado o “Reino dos Céus”. (Mateus 10.7) texto sinótico com Lucas 9.11.

5) “E este Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo ...” (Mateus 24.14) texto sinótico com Marcos 13.10

6) Jesus na Galiléia pregava “O Evangelho do Reino de Deus”. (Marcos 1.14) texto sinótico com Mateus 4.17.

7) Jesus “ andava de cidade em cidade e de aldeias em aldeia, pregando e anunciando “O Evangelho do Reino de Deus”, e os doze iam com ele.” (Lucas 8.1)

8) Jesus disse: “Também é necessário que eu anuncie a outras cidades “O Evangelho do Reino de Deus”, porque para isso fui enviado”. (Lucas 4.43) texto sinótico com Mateus 4.23.

9) Jesus comissiona os setenta discípulos mandando que eles preguem: “É chegado a vós o Reino dos Céus”. (Lucas 10.9)

1o) “A lei e os profetas duraram até João, desde então, é anunciado o “Reino de Deus”, e todo homem emprega força para entrar nele”. (Lucas 16.16)

11) “Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o “Reino de Deus” está entre vós”. (Lucas 17.21)

12) Jesus após a sua ressurreição passa 40 dias com seus discípulos “falando a respeito do Reino de Deus”. (Atos 1.3)

13) Paulo em Éfeso pregava o “Reino de Deus”.(Atos 19.8)

14) Paulo em Roma pregava “O Reino de Deus”(Atos 28.23,31)

Há ainda os que crêem de uma forma diferente na existência de dois evangelhos. Eles dizem que o evangelho que foi pregado por Jesus e seus discípulos, antes da morte de Jesus, foi o Evangelho do Reino, e que o evangelho que Jesus ordenou que seus discípulos pregassem após a sua morte e ressurreição é outro Evangelho, chamado de “O Evangelho da Graça”. Como acreditar nesta teoria se Jesus após a sua ressurreição passou 40 dias com seus discípulos falando-lhes a respeito do “Evangelho do Reino de Deus”? (Atos 1.3) OBS: Visto que “Evangelho” significa “Boas Novas”, e certamente Jesus não passou 40 dias com seus discípulos falando a respeito de “Más novas do Reino de Deus”, pode-se dizer que ele falou a respeito das “Boas Novas do Reino de Deus”, ou seja, do “Evangelho do Reino de Deus”, como ele fazia antes. (Mt 4.23 Lc 4.43 – textos sinóticos)

Como acreditar nesta teoria se o apóstolo Paulo pregou em Éfeso e em Roma o Evangelho do Reino de Deus? (Atos 19.8 28.23,31) Como acreditar nesta teoria se o escritor de Hebreus nos assegurou que o Evangelho que ouvimos para nossa salvação começou a ser anunciada por Jesus (antes da sua morte) e depois pelos que dele ouviram? (Hb 2.1-4) Os que crêem nesta teoria interpretam Mateus 24.14 e dizem que em um determinado tempo da História o “Evangelho da Graça” será substituído pelo Evangelho do Reino, isto é, será pregado o mesmo Evangelho que Jesus e seus discípulos pregaram antes da sua morte. Se realmente há dois Evangelhos, e que o Evangelho do Reino foi caracterizado por ser pregado antes do sacrifício de Cristo (e de certa forma, debaixo do Antigo Testamento e da lei, pois Cristo ainda não tinha consumado a sua obra, e o véu do Templo ainda não se tinha rasgado, etc.), como se poderia pregar este mesmo Evangelho do Reino, visto que Jesus já morreu, ressuscitou e estabeleceu uma nova Aliança?

CONCLUSÃO

Jesus durante o seu ministério terreno nos ensinou que deveríamos praticar tudo que ele ensinasse (Mt 7.24), e, se crêssemos, poderíamos fazer as mesmas obras que Ele fez (Jo 14.12). E para assegurar que eles não esqueceriam os seus ensinamentos, que receberam durante três anos, prometeu o Espírito Santo (Jo 14.26). Se o Evangelho que Jesus pregou fosse diferente do nosso, Ele, com certeza, não teria dito tais coisas, e tão- pouco nós poderíamos considerar qualquer ensinamento de Jesus antes da sua morte, pois seria observar um outro Evangelho, e não o nosso. Todavia, percebe-se que os seus discípulos pregavam o que tinham aprendido com o seu mestre (Atos 4.20, I Jo 1.3), e que não faziam distinção entre dois Evangelhos (Atos 20.24-25), mas, pelo contrário, consideravam um único Evangelho, por mais que este fosse chamado por vários nomes, como veremos a seguir:

1) Evangelho do Reino (Mateus 4.23)

2) Evangelho da Glória do Deus Bendito (I Timóteo 1.11)

3) Evangelho (Mateus 11.5)

4) Evangelho do Reino de Deus (Marcos 1.14)

5) Evangelho de Jesus Cristo (Marcos 1.1)

6) Evangelho da Graça de Deus (Atos 20.24)

7) Evangelho de Deus (Romanos 1.1)

8) Evangelho da Paz (Efésios 6.15)

9) Evangelho da Glória de Cristo (II Coríntios 4.4)

10) Evangelho de Cristo (I Coríntios 9.18)

11 ) Evangelho de Paulo (Romamos 2.16 II Corítios 4.3)

12) Evangelho da Incircuncisão (Gálatas2.7)

13) Evangelho da Vossa Salvação (Efésios 1.13)

14) Evangelho Eterno (Apocalipse 14.6)

25 comentários:

  1. os adeptos dessa teoria dizem que a pregaçao era arrependei-vos do jeito que joão batista falava e depois passou a se dizer que tinha somente que crê,ora o apostolo pedro no dia de pentecoste falou do jeito que joão batista falava arrependei-vos,entao eu acredito que não existe dois evangelho e sim somente um.

    ResponderExcluir
  2. O evangelho do reino foi pregado sem o espirito santo,porque Ele ainda nao havia sido derramado entre os que creem, e ja o evangelho da graça e pregado com a ajuda do espirito santo e por isso,hoje e mais facil anunciar as boas novas ,mas vira dias que o povo de Deus sera arrebatado e o espirito santo de Deus tambem e sera muito mais dificil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ninguém foi mais cheio do Espírito do que João Batista e ele pregou o evangelho do Reino

      Excluir
    2. porém joao batista nao foi ao terceiro ceu receber o "novo" evengelho...compreende?

      Excluir
    3. Kkkkkk João Batista não foi ao CEU? Kkkkkkkkk agora sei q tem cada um

      Excluir
    4. Falou tanta bobagem ,que dá até pra entender sua oposição ao que foi mostrado no estudo do pastor .

      Excluir
  3. De nada adianta sere formado em tantas coisas porque como diz a escritura:
    "O homem natural não entende as coisas do espírito de Deus porque lhe são loucura, e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" I Cor 2:14.
    Por favor acesse o site arvore da vida org br veja os titulos e leia.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o pastor em gênero e grau. Se fizermos um estudo simples veremos que o livro de João foi escrito antes de Mateus Marcos e Lucas. No caso então os discípulos já tinham recebido o poder do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  5. Amado Pastor, Graça e Paz!Os amados da AD, entendem e propagam ao contrário do que Vossa Senhoria, por revelação do Senhor, expôs; que só há um Evangelho: Evangelho do Reino.

    ResponderExcluir
  6. Paz. Vou ser sincero: Estou na duvida! Tenho estudado e ainda não cheguei a uma conclusão! Mas, com a ajuda do Espirito Santo, chegarei. Sou da AD, mas independente. Quero sempre seguir o que tem coerencia.
    Como Assembleiano, sempre fui ensinado que só existe o Evangelho da Graça. Nunca tinha ouvido falar dessa distinção entre Evangelho da Graça e do Reino. Mas, confesso que, ao ouvir sobre isso, analisei um pouco (não o suficiente ainda) e vi coerencia! Repito, ainda não tenho certeza. E, com todo respeito e temor, o irmão não me convenceu o contrario. Ou seja, as referências usadas pelo irmão, eu não achei suficiente para me da certeza que so existe, de fato, o Evangelho da Graça! Vou continuar estudando. Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  7. Até onde entendi, Jesus Cristo veio anunciar "As Boas Notícias" do Reino para os filhos do Reino (Israel). Os filhos do Reino (Israel), tendo recebido as "Boas Notícias", ou seja, o Evangelho do Reino, deveriam ser o ponto de partida para os demais povos. Ou seja, os filhos do Reino deveriam anunciar as "Boas Noticias" aos que não faziam parte do Reino (Gentios). No entanto, os filhos do Reino rejeitaram as "Boas Noticias" (Evangelho) do Reino pregado por Jesus. Mas, alguns filhos do Reino, a exemplo dos Apostolos, aceitaram o Evangelho. Mais tarde, Cristo anuncia o Evangelho do Reino a Paulo, pois Paulo tambem é filho do Reino (Israelita). Então Jesus comissionou Paulo (um filho do Reino que recebeu o Evangelho do Reino) para levar essa "Boa Noticia" do Reino para os que não filhos do Reino (gentios). Então o que paulo faz é "traduzir" o Evangelho do Reino para os não filhos do Reino. Essa "tradução" feita por Paulo, é o Evangelho da Graça. Entretanto, se o Evangelho foi "traduzido" para os não filhos do Reino, essa "tradução" (Evangelho da Graça) não se aplica aos filhos do Reino. Apenas aos não filhos do Reino. De maneira que, se um filho do Reino aceita essa"tradução" (Evangelho da Graça), ele deixa de ser filho do Reino (Israelita) e passa a não haver distinção entre Israelita ou gentio, mas, torna-se apenas um povo: Igreja! Foi desta forma que entendi, quando ouvir esse ensino. Não estou defendendo, até porque não tenho condição o suficiente para isto. Ainda estou estudando! Quero sempre crê no que é mais coerente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tmb entendo assim...

      Excluir
    2. Exatamente assim parabéns jesus e o Rei , ele irá planta o milênio Reinará mil ano com o evangelho do Reino

      Excluir
  8. É preciso entender um pouco o conceito de Reino de Deus. É onde Deus reina, através de Jesus. É onde a vontade de Deus é feita. Ali está o Reino de Deus.
    Dito isso, a Bíblia é super coerente, e de Gênesis até Apocalipse só éxiste um evangelho, que é do Reino dos Céus, da Graça, da Paz de Deus. Pois, graça, paz são atributos de Deus. Portanto o Reino de Deus impera a Graça e a Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas igrejas pregam o evangelho do reino para pessoas q já tem o evangelho da graça e arrependeram-se e aceitaram a Cristo. Dizem q mesmo sendo salvo precisa buscar o evangelho do reino, para reinar com Cristo. Isto é vdd?

      Excluir
    2. Se alguém tem pregado ,isso meu irmão pode considerar uma heresia.

      Excluir
  9. Outro aspecto importante para se entender sobre o Reino de Deus, é que Jesus quer ser Rei, e não um Imperador. Um rei reina sobre seu próprio povo, ou seja, sobre aqueles que são parecidos com ele (que tem a imagem e semelhança de Deus). Já Satanás quer estabelecer seu império das trevas, pois um imperador governa sobre vários reinos. Já notaram como debaixo de império de Satanás, se unem gay, feministas com muçulmanos, maconheiros e comunistas? Satanás não se importa com o que você acredita, desde que não seja Cristo.

    ResponderExcluir
  10. EXCELENTE COLOCAÇÃO.
    NÃO EXISTEM DOIS EVANGELHOS. A QUESTÃO É QUE FAZEM DISTINÇÃO POR CAUSA DOS PERÍODOS EM QUE O EVANGELHO É PREGADO.

    ResponderExcluir
  11. Meus amados companheros e irmãos; Tambem sou um estudante da palavra de Deus.
    Faço pate da igreja Evangelica missão antioquia, e para a glo ria de Deus, sou pastor Givanilson; meus amados é muito importante esses levantamentos feito pelos irmãos.
    Acerca do Evangelho de Cristo.
    O Evangelho de Cristo é o Evangelho do reino; o Evangelho de Cristo é o Evangelho da graça; Esta Graça que é um atributo Divino que nos alcansou por causa de uma regeição dos filhos do reino, nos deu um direito a adentrarmos a esse reino por causa da nossa crensa neste Evangelho pregado por João batista, por Cristo, e pelos Apostolos; o qual Paulo disse; Que nenhum outro Evangelho deva ser pregado,ou ensinado alem do que ele ensinava; ainda que descesse un anjo do Céu para pregar outro Evangelho alem desse, que Fosse considerado anátema.
    Portanto considerado as palavras dos meus irmãos, eu não vejo dois,ou mais Evangelhos, mas apenas um.
    O qual ninguem poderar entrar nele se não passar pelo processo da regeneration como disse Jesus para Nicodemos em Jo:3;3,5
    Portanto a nossa salvação depende da graça, e da nossa fé . A salvação é pela Graça por meio da fé, e isso não vem de nós é dom de Deus.
    Pela Graça sois salvos; e não pelo Evangelho da graça.
    Jo.1:12 todos quantos receberam este Evangelho foi lhe dado um direito de serem feitos filhos de Deus, aus que creram em seu nome.

    ResponderExcluir
  12. bom dia: em Atos 21 : verso 20 e 21. no verso 20 vemos o ensino de tiago aos judeus, zelosos da lei, e no verso 21 paulo pedindo para não guardar a lei

    ResponderExcluir
  13. Não possp crer que adejtivar o Evangelho seja necessário ao IDE de Jesus Cristo, principalmente, nessa era onde ser testemnha viva do viver cristão seja mais obxervado pelos incrédulos do que doutrinas de homens.

    ResponderExcluir
  14. Eu estou presa, arraigada e sobre edificada em toda Palavra de Deus e de Jesus Cristo que creio ser o Evangelho da Graça🌷

    ResponderExcluir
  15. Meus queridos existem várias linhas de interpretação, são algumas colocação,o evangelho de Deus é único e nunca houve distinção

    ResponderExcluir
  16. Parabéns bem aplicado e bem edificante
    Não se pode aplica outro evangelho seja anátema ainda que um anjo desça do céu com outro evangelho nos devemos amaldiçoar Gal 01 :08

    ResponderExcluir